Em uma grande festa do basquete londrinense, os nomes de Gaby Santos, Mãozinha, Maria Vitória Lentini, Nathal, Vaninha e Ricardo Azevedo ficaram eternizados. No último sábado (25), a APVE Londrina Basketball realizou o “Prêmio APVE Melhores da Década”, evento que teve premiações em seis categorias diferentes.

Gaby Santos, Vaninha, Maria Vitória, Mãozinha, Ricardo Azevedo e Nathal são os vencedores do Prêmio APVE Melhores da Década
Gaby Santos, Vaninha, Maria Vitória, Mãozinha, Ricardo Azevedo e Nathal são os vencedores do Prêmio APVE Melhores da Década | Foto: Melina Caldani/ Jsodré Comunicação

Diante da presença de dezenas de atletas, ex-atletas, treinadores, diretores, ex-diretores, patrocinadores e apoiadores, o primeiro prêmio entregue para Gaby Santos, vencedora da categoria Revelação Feminina da Década. Gaby Santos integra o projeto desde o começo.

“Sempre fui apaixonada por basquete. É gratificante poder fazer o que eu gosto por mais de dez anos. E é por isso que tenho em mim um sentimento de gratidão pela APVE”, diz Gaby Santos.

Entre os homens, o prêmio de Revelação da Década ficou com o Mãozinha Pereira, que atualmente é atleta da NBA, principal liga de basquete do planeta. A primeira equipe a qual ele atuou como atleta federado foi a APVE Londrina Basketball. Ele conquistou títulos estaduais nas categorias de base e, ainda com 16 anos, fez parte do elenco profissional londrinense. Por residir nos Estados Unidos, Mãozinha Pereira não esteve presente, mas enviou mensagem de vídeo e foi representado pelo pai dele, o ex-atleta Mãozão.

Uma grande atração do “Prêmio APVE Melhores da Década” foi a possibilidade de votação popular, por meio de redes sociais, para escolha do vencedor e da vencedora. Entre as mulheres, a ex-atleta e atual preparadora física Maria Vitória Lentini foi a vencedora, com quase 900 votos.

“É sempre bom ter um reconhecimento. Mas além do lado individual, isso mostra também que existe um trabalho sério de basquete sendo feito em Londrina e de maneira contínua”, destaca Maria Vitória Lentini.

No concurso masculino, o atual ala/armador Nathal, multicampeão pela APVE, recebeu mais de mil votos e ficou com o troféu. “Eu não esperava receber essa quantidade de votos. Fico feliz pelo troféu e, principalmente, por ainda fazer parte dessa associação. Ainda temos muito a fazer”, diz Nathal.

O momento alto da cerimônia foi a entrega dos troféus de Atleta da Década da APVE. Na disputa feminina, o júri técnico formado por diretores e técnicos da associação elegeu a ex-atleta Vaninha. Para escolha dela, pesaram os vários títulos estaduais conquistados representando times de Londrina, mesmo antes da fundação da APVE, em 2013.

Por fim, na disputa masculina, o ex-atleta Ricardo Azevedo foi eleito pelo júri técnico como Atleta da Década da APVE. Além de ser londrinense, ter iniciado a carreira em Londrina e ter disputado as principais competições do país, quando vestiu a camisa da APVE Londrina Basketball Ricardo conquistou títulos da Taça Paraná, dos Jogos Abertos do Paraná, dos Jogos Universitários Brasileiros, além de ter ajudado a equipe a ficar duas vezes na terceira colocação da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, elite do basquete masculino brasileiro.