O ano letivo de 2024 terá início nesta segunda-feira (17) para mais de 12,6 mil estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Contando com 2,8 mil ingressantes por meio dos processos seletivos Vestibular e Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a comunidade universitária será acolhida pela administração com uma série de eventos e ações inseridas na Semana de Recepção (SER UEL) 2024.

As informações referentes às ações programadas pelos colegiados dos cursos já estão disponíveis e reunidas no portal SER UEL. Nos dois primeiros dias da Semana de Recepção, estão programadas atividades nos cursos de Graduação.

Em 2023, a recepção aos três mil ingressantes aconteceu em agosto. Durante a semana, veteranos dos cursos realizaram atividades de acolhimento.

No endereço eletrônico, os candidatos aprovados irão encontrar as orientações para a primeira e mais importante tarefa enquanto ingressantes: a confirmação das suas matrículas. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os ingressantes realizem a confirmação impreterivelmente até o dia 21 de junho, indicando que desejam se tornar alunos da UEL. Caso contrário, estarão desistindo das vagas. O procedimento deve ser realizado no Portal do Estudante de Graduação.

Para apoiar os estudantes, a Prograd vai disponibilizar um computador entre os dias 17 e 20 de junho, até às 20h, e no dia 21 de junho, até às 17h.

#EuRespeito

As boas-vindas oficiais da reitora, Marta Favaro, serão na quarta-feira (19) em dois horários, 11h30 e 19h, na praça do Restaurante Universitário (RU), no Campus Universitário.

A reitora convida os ingressantes a conhecerem todos os serviços, espaços e possibilidades, por meio de centenas de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de laboratórios, bibliotecas e órgãos suplementares e de apoio.

Em uma mensagem preparada especialmente aos novos alunos e alunas, a reitora também os convida a vestirem a camisa da campanha “Antesdetudo#EuRespeito”, pautada pelos valores da urbanidade, respeito às diferenças e de combate ao racismo, homofobia e assédio sexual na Universidade.

No vídeo, Marta Favaro reforça que toda a comunidade universitária da UEL, dos estudantes aos servidores e professores, está amparada por espaços de recebimento de denúncias, como a Ouvidoria Geral, e de mediação e resolução de conflitos, como a Procuradoria Jurídica Universitária (PJU) e o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC), ligado ao Gabinete da Reitoria.

Também é função dos coordenadores e vice-coordenadores de colegiados atuarem no apoio aos estudantes, assim como chefes de departamentos e equipes das diretorias dos centros de estudos.

O objetivo da administração é colocar a estrutura da UEL à disposição de todos, atuando também na orientação e prevenção dos episódios violentos em festas e eventos de recepção. Para isso, uma série de palestras foi realizada com alunos concluintes dos primeiros anos da graduação no segundo período letivo de 2023 e que serão os responsáveis por receber os ingressantes a partir desta semana.

Imagem ilustrativa da imagem UEL prepara  recepção aos calouros do ano letivo 2024
| Foto: Divulgação - Agência UEL

BOAS PRÁTICAS

Em 2024, a UEL também vai promover mais uma edição do tradicional Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes, reflexo do reconhecimento por parte da Prograd das atividades e ações solidárias na Recepção aos Estudantes Ingressantes neste ano. Os estudantes e cursos receberão certificados de participação em cerimônia e terão suas ações publicadas no site da Semana de Recepção aos Ingressantes da Prograd.

As inscrições para o prêmio começam no dia 17 e permanecem abertas até o dia 19 de julho.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Em paralelo às ações de boas-vindas desenvolvidas pelos nove centros de estudos, os ingressantes serão recebidos com festa em um dos mais tradicionais espaços de convivência da UEL, o Restaurante Universitário (RU). No dia 19, está marcada uma apresentação da bateria da Liga das Atléticas, no pátio do RU, com a presença da reitora da Universidade.

A programação inclui, ainda, uma apresentação especial da primeira orquestra sinfônica do Paraná, a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), no dia 25 de junho, às 12h. Já no dia 26, às 12h e às 18h, a banda londrinense Terra Celta faz uma eletrizante apresentação, misturando folk, rock e música celta com letras bem humoradas em português.

E está programada também homenagem à ex-professora da UEL, idealizadora e realizadora do Festival Internacional de Londrina (Filo), Nitis Jacon, falecida em dezembro de 2023. Realizada entre os dias 20 e 23 de junho, a mostra de teatro “Cartas para Nitis” é uma promoção conjunta entre a Casa de Cultura – Divisão de Artes Cênicas e o curso de Artes Cênicas da UEL.

NEAB

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), Marleide Rodrigues da Silva Perrude, convida os ingressantes a participarem das ações promovidas para a Semana de Recepção e que deverão se estender ao longo de todo o período letivo, previsto para encerrar no dia 11 de outubro.

“Organizamos junto com o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) uma agenda itinerante para divulgar as ações e teremos agendas permanentes. Então vamos divulgar e convidar os ingressantes a conhecerem o Neab, quais são as agendas, quais são as ações”, explica Marleide.

A agenda de atividades inclui visitas, rodas de conversas e a apresentação de trajetórias dos estudantes negros na Universidade Estadual de Londrina. Além destas ações, disponíveis no porta SER UEL, o Neab irá realizar uma atividade junto ao coletivo Cocine – Cinema Negro em Curtas, e a atividade “Neab Abraça Mulheres que Inspiram”.

Já a agenda permanente traz uma extensa programação de rodas de conversa com o tema “Pertencimentos Étnicos-raciais”, envolvendo o Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec) da UEL.

ACESSIBILIDADE

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da UEL também preparou uma programação especial para o atendimento dos estudantes ingressantes com deficiência. Desde esta segunda-feira (10), ingressantes pela reserva de vagas na condição “TEA” (Transtorno do Espectro Autista) estão sendo atendidos individualmente pelo NAC objetivando a elaboração do plano de ensino individualizado.

Conforme a coordenadora, Ingrid Ausec, a UEL recebe a partir da semana que vem 45 estudantes aprovados pela reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD). Neste sentido, o “Programa de Apoio ao Universitário: desenvolvendo competências sociais e acadêmicas” contará com atividades ao longo desta e da próxima semana, apresentando o trabalho que é realizado permanentemente.

CUIA

Por meio da Comissão Universidade para Indígenas (Cuia), a UEL também promoverá o acolhimento dos ingressantes indígenas. A primeira atividade está prevista para a noite desta segunda-feira, às 19h30, na sala 483 do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).

De acordo com o coordenador da Cuia, Wagner Roberto Amaral, os ingressantes serão apresentados ao Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, que tem o objetivo de ambientar o estudante no meio acadêmico. A iniciativa tem duração de um ano e é organizada em três campos – Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa -, utilizando metodologia da problematização e da reflexão para o desenvolvimento da criticidade, além de permear os conteúdos e conceitos de cada área.

A Universidade Estadual de Londrina foi a instituição responsável pela realização do último Vestibular dos Povos Indígenas, que resultou na classificação de 306 candidatos para assumirem vagas nas sete universidades estaduais do Paraná e na Universidade Federal do Paraná.

OFICINAS

Para aumentar o engajamento dos ingressantes na campanha antesdetudo#EuRespeito, uma ação inédita irá reunir servidores da Prograd, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e o Departamento de Design Gráfico (Ceca). Isso porque a Semana de Recepção aos Ingressantes vai contar com o retorno da Oficina de Estamparia, que prevê estampar camisetas com a arte da campanha para os estudantes.

(Com informações da Agência UEL)