Após quase três anos e meio de espera – sendo um ano e cinco meses de atraso em relação ao que foi previsto -, a trincheira da avenida Leste-Oeste, no cruzamento com a Rio Branco, na área central de Londrina, enfim, foi inaugurada nesta sexta-feira (28). Era 10h30 quando as novas pistas foram liberadas e os motoristas puderam passar pelo viaduto edificado embaixo da rotatória da Rio Branco, que foi reconstruída durante a obra.

O término dos trabalhos foi recebido com alívio por motoristas, pedestres, comerciantes e, principalmente, moradores da região. “Foram três anos de sujeira dentro de cada, o que piorava durante os dias secos. Foi uma bênção terminar essa obra”, definiu o motorista de aplicativo Joaquim Mota, que mora no jardim do Sol há 60 anos. “Acompanhei essa construção desde o início e ficou boa”, avaliou. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h e uma ciclovia divide as pistas.

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Cerca de 45 minutos antes dos condutores utilizarem a estrutura, funcionários do município ainda faziam a limpeza da Leste-Oeste e a instalação de placas de sinalização na entrada da trincheira. O secretário municipal de Obras e Pavimentação garantiu que tudo o que foi proposto foi feito. “Obviamente que vamos checar todos os detalhes para que possamos dar o recebimento provisório (da obra) e depois de 90 dias o definitivo. Mas a obra está concluída e o objetivo é eliminar o congestionamento que sempre existiu neste cruzamento”, afirmou João Verçosa.

Velocidade máxima na trincheira é de 50km/h
Velocidade máxima na trincheira é de 50km/h | Foto: Pedro Marconi

A estimativa é de que nos horários de pico até 20 mil veículos utilizem o cruzamento diariamente. “As pessoas talvez não tenham a dimensão do que se trata essa obra, porque todo mundo passava por cima e não via o túnel que estava sendo construído. Ele tem extensão de aproximadamente um quilômetro e 100 metros. São aproximadamente 700 estacas gigantes e tem algo muito maior debaixo da terra que são as galerias que levam água até o Ribeirão Quati. Daqui foram retirados todos os cabos de energia da Copel”, pontuou o prefeito Marcelo Belinati.

ADITIVOS DE PRAZO E VALORES

A construção começou em janeiro de 2021 e tinha entrega prevista para o mesmo mês do ano passado. No entanto, atendendo pedido da TCE Engenharia foram autorizados quatro aditivos de tempo, com o último vencendo neste sábado (29). “Foram muitos desafios. Primeiro a pandemia (de Covid-19), que retirava a todo momento funcionários que ficavam resfriados e tinham que sair. Depois houve muitos meses de chuva, dificuldades técnicas encontradas como pedra bola. Mas nós persistimos”, defendeu o chefe do Executivo londrinense.

A trincheira ficou com valor final de R$ 33,5 milhões, cerca de R$ 8 milhões a mais do que estava estimado em contrato. “Em função do prazo nós tivemos reajustes. Uma obra de dois anos de prazo de construção e já estavam previstos dois reajustes anuais no contrato, que teve o orçamento feito seis meses antes da ordem de serviço. Então, está dentro do que estava planejado”, defendeu Verçosa.

HISTÓRICO

Ao longo de 41 meses de intervenções foram várias paralisações de funcionários da empresa cobrando pagamentos de vale-alimentação, entre outros direitos, além do ritmo lento de evolução. A construtora foi multada em aproximadamente R$ 1 milhão por esses e outros problemas constatados pelos técnicos do município e outro processo administrativo está em andamento. Alguns comércios fecharam as postas ou mudaram de endereço neste período alegando o baixo fluxo de clientes por conta das diversas interdições e desvios.

“Aqui vai trazer um grande desenvolvimento para a região, além de segurança e conforto no trânsito. É uma obra importante. Claro que gera transtorno, dificuldade, incomoda enquanto está acontecendo, mas depois de feita ela reestabelece tudo numa melhor qualidade. Vai valorizar muito toda a região e vai trazer desenvolvimento”, argumentou Belinati.