Estão abertas as inscrições para empresas, entidades e demais instituições que queiram participar da campanha Junho Verde, promovida pela Sema (secretaria municipal do Ambiente). Instituída pela Lei Federal nº 14.393/2022, a campanha foi criada com o objetivo de conscientizar a população em prol da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como sobre o controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.

Com o tema “Cada ação conta! Junho Verde 2024: Faça parte da mudança”, a campanha incentiva que as instituições públicas e privadas realizem atividades com temáticas ambientais, como oficinas, palestras, exposições, entre outros, para seu público interno ou externo.

Até o dia 3 de junho, os interessados podem se inscrever preenchendo este formulário on-line. É necessário informar o nome da ação, data, horário, endereço, público-alvo, capacidade e requisitos obrigatórios para os participantes. A Sema fará contato com a empresa ou entidade, via e-mail, para o envio de materiais digitais e informações sobre o Junho Verde. A inscrição e participação é sem custo.

Na sequência, as ações podem ser executadas no decorrer de todo o mês de junho. Entre diversas opções, a equipe da Sema sugere uma caminhada ecológica, dinâmicas ou treinamentos, arrecadação de resíduos, oficinas ecológicas, dentre outros.

Ao final do mês, a Sema pretende divulgar os nomes e atividades executados por todas as instituições inscritas. Quem publicar nas redes sociais, pode marcar, nas fotos e vídeos, o perfil @semalondrina para que a secretaria republique o conteúdo.

LEIA TAMBÉM:

= Reforma do alambrado do Arthur Thomas ganha prazo extra de dois meses

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Para o secretário municipal do Ambiente, Andre Shindy Chen, essa iniciativa fará com que outras empresas e organizações incluam a educação ambiental em sua cultura, tornando as práticas sustentáveis uma rotina. “Com isso, além do impacto positivo para a sociedade, entendemos que envolver as empresas e as pessoas nas campanhas de educação ambiental é a melhor forma de trazer conscientização sobre a importância do cuidado ao meio ambiente. Lembrando ainda que as ações de sustentabilidade se refletem em benefícios diretos, como a redução de custos por meio da diminuição e reaproveitamento de resíduos, por exemplo, e indiretos, demonstrando consciência ambiental”, apontou.

Como o tema da campanha é amplo, cada instituição participante tem a liberdade de escolher qual temática pretende abordar, explicou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani Isidoro. “Normalmente, várias instituições já realizam ações de Educação Ambiental no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O Junho Verde foi instituído por lei federal, e queremos aproveitar a comemoração para incentivar as instituições a realizarem ações e atividades de Educação Ambiental durante todo o mês", explica.

"Outro objetivo é unificar na Campanha várias ações, para que possamos divulgar o que tem sido feito no município. Muitas instituições realizam ações maravilhosas, mas que acabamos não tomando conhecimento. E a Sema quer conhecer essas instituições, dar visibilidade às ações realizadas e também nos colocar à disposição para auxiliá-las com orientações, materiais digitais e sanar dúvidas sobre a legislação ambiental do município, se necessário”, detalhou.

TRILHAS

Além de estimular as ações de educação ambiental em outros órgãos e empresas, sejam elas públicas ou privadas, a Sema vai realizar, no dia 14 de junho, uma trilha guiada no Parque Municipal Arthur Thomas. O grupo deve iniciar a trilha às 14h, e essa atividade é aberta a toda comunidade. A entrada no parque é pela rua da Natureza, 155.

Ainda em junho, no dia 19, haverá um encontro sobre Autoconhecimento e Saúde Mental com Trilha no Parque, como parte também da programação do Programa de Preparação à Aposentadoria da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). A atividade inicia no auditório do Parque Municipal Arthur Thomas, às 13h30, e podem participar os servidores da Prefeitura que irão se aposentar esse ano e os que já se aposentaram no ano passado.

(Com informações do N.Com)