O município de São Pedro do Ivaí (Vale do Ivaí) está entre os melhores do Paraná para se morar e investir. O reconhecimento ocorreu recentemente com a premiação “Cidades Excelentes”, que avaliou indicadores relacionados à educação, sustentabilidade, infraestrutura, mobilidade urbana, entre outros. São Pedro do Ivaí foi a primeira colocada no pilar “Educação”, na etapa estadual, na categoria “menor que 30 mil habitantes”, seguida pelos municípios de Sabáudia e São Jorge do Ivaí.

O levantamento dos dados e as comparações foram realizados pelo Instituto Aquila, por meio de uma ferramenta desenvolvida com inteligência artificial. A plataforma consolidou os resultados de 72 indicadores construídos a partir de seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para cada pilar, os municípios foram avaliados em três categorias, de acordo com o tamanho da população.

Conforme os dados apresentados, São Pedro do Ivaí evoluiu nos últimos três anos em todos os setores:

- Notas obtidas nos seis pilares (classificados por nota):

1. Infraestrutura e Mobilidade Urbana: Nota 75,76

2. Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública: Nota 73,92

3. Sustentabilidade: Nota 73,46

4. Educação: Nota 73,01

5. IGMA: Nota 68,50

6. Governança, Eficiência Fiscal e Transparência: Nota 56,97

7. Saúde e Bem-Estar: Nota 57,88

MUDANÇAS

“Este levantamento é o reflexo de todo o planejamento que estamos colocando em prática através de ações que têm por objetivo criar um ambiente favorável ao progresso sustentável da nossa cidade”, disse a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.

Entre as mudanças implantadas na educação, estão: inserção da disciplina de inglês, implantação de material pedagógico, distribuição de uniformes padronizados, implantação de sistema de segurança nas escolas, aquisição de materiais pedagógicos e literários, manutenção dos espaços educacionais e a conclusão do prédio do CMEI, entre outras ações e investimentos.

“Temos o segundo melhor Ideb do Paraná e uma das melhores médias de fluência em leitura no estado. Esse contexto reflete a soma dos investimentos, do planejamento, da equipe técnica, da equipe pedagógica, dos professores, alunos e pais”, concluiu.

(Com informações da assessoria)