A falta de conhecimento é o maior problema de quem compra um veículo 4x4 e começa a fazer percursos em estrada de terra. Sem conhecer direito o carro e seus recursos, o iniciante muitas vezes pode não aproveitar o máximo que o veículo oferece, gastando mais combustível e às vezes prejudicando a mecânica e a própria segurança. ‘‘O segredo em usar a tração está em conhecer o veículo e suas pecularidades’’, é o que diz Ivo Veiga Jr., piloto e navegador de rali, bi-campeão paranaense de 2001.
Inicialmente é preciso saber o significado das siglas da tração e sua utilidade. Geralmente, há três indicações: 2H, 4H e 4L. Em 2H (tração 4x2), a força do motor é fornecida somente para as rodas traseiras. Utiliza-se esta posição para a condução normal em superfícies secas e de boa aderência, como no asfalto e em estradas de terra regulares.
Na posição 4H (tração 4x4), a força do motor é fornecida às rodas dianteiras e traseiras em velocidade normal, proporcionando uma tração maior que em duas rodas. Utiliza-se esta posição para condução do veículo em superfícies escorregadias, cobertas por terra ou lama.
Na tração 4L (4x4 com reduzida), a força do motor é fornecida às rodas dianteiras e traseiras em velocidade reduzida. Utiliza-se esta posição para a condução do veículo no fora-de-estrada, em superfícies escorregadias e macias ou para subidas e descidas acentuadas, onde requer somente força do motor com tração nas quatro rodas, e não velocidade. A tração reduzida deve ser acionada sempre com o veículo parado, jamais em movimento.
Quando a alavanca é posicionada em 4H ou 4L, 50% do torque é direcionado para as rodas dianteiras e 50% para as rodas traseiras. Esta condição garante a locomoção do veículo mesmo que uma das rodas perca a tração ou se atolem.
O uso da tração 4x4 é aconselhado somente em pisos escorregadios. ‘‘Usar a tração sem necessidade, como no asfalto seco, só vai proporcionar um desgaste maior da mecânica e consequentemente um vida útil menor do equipamento’’, explica Veiga Jr. O piloto também afirma que não há problemas em utilizar o 4x4 em asfalto molhado. ‘‘Quando há chuva, ou a pista está bastante molhada e escorregadia, a tração 4x4 vai gerar uma maior aderência do veículo junto ao chão’’, complementa.
Ao deixar o asfalto e entrar na estrada de terra, nem sempre há necessidade de ligar a tração 4x4. Em geral um veículo 4x2 roda muito bem nesse tipo de piso, mesmo se estiver molhado. Também não é preciso ligar a tração para transpor um trecho da estrada que esteja com um pouco de lama. Isso pode ser feito em 4x2, com o veículo em baixa velocidade. Nessa condição, acionar o 4x4 só vai aumentar o consumo de combustível.
A tração total só deve ser ligada quando o veículo entra definitivamente em trilhas. Nelas ocorrem mudanças bruscas de tipo de piso e obstáculos, e a velocidade geralmente é baixa. Evite acelerar a fundo para não deixar os pneus girarem em falso