O número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil é uma das mais altas no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde referentes ao ano de 2021, o país registrou 31.468 mortes no trânsito, sendo os motociclistas os que mais perderam a vida.

Nesta segunda-feira (8), um acidente ocorrido em uma das ruas mais movimentadas do centro de Londrina vai entrar na triste estatística de brasileiros que perderam a vida no trânsito.

Um caminhão desgovernado desceu a avenida Rio de Janeiro em direção ao Museu Histórico Padre Carlos Weiss, na região central. De acordo com informações do setor de Comunicação do 5° Batalhão da Polícia Militar, uma motociclista de 58 anos, que conduzia uma Honda Biz, foi atingida quando o veículo pesado cruzava a rua Benjamin Constant. Ela não sobreviveu.

Testemunhas relataram que o motorista do caminhão desceu a Rio de Janeiro buzinando para alertar que estava sem freio. Antes de atingir a moto, o caminhão bateu em um carro. O veículo parou quando bateu nas grades do museu.

Em estado de choque, o motorista do caminhão foi levado para uma UPA ( (Unidade de Pronto Atendimento) e o veículo foi encaminhado para a perícia, investigação que ajudará a polícia a determinar as causas do acidente.

Pessoas que trabalham nas imediações do cruzamento da Rio de Janeiro e Benjamin Constant já presenciaram outros graves acidentes naquele ponto. Em março de 2021, o motorista de um caminhão também perdeu o freio do veículo e acertou o portão e as grades laterais do museu, que é vinculado à UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Naquele dia, o caminhão repleto de encomendas também desceu desgovernado a avenida Rio de Janeiro, atravessou a rua Benjamin Constant, quebrou o portão do museu, desceu pela lateral da instituição, atravessou a avenida Leste-Oeste, parando ao bater contra um ponto de ônibus. Felizmente, ninguém ficou ferido com gravidade.

Voltando a 2023, a FOLHA procurou a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), que informou que não havia projetos em andamento para o local, já que não há registro de um grande número de acidentes. Entretanto, de acordo com a companhia, locais onde ocorrem acidentes envolvendo vítimas fatais passam por um estudo técnico e se for constatada a necessidade de alguma mudança, as alterações serão implantadas.

É extremamente importante que a CMTU realize esse estudo técnico, pois ao lado do museu está o Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, também conhecido como Supercreche.

Mesmo que uma parte grande dos acidentes sejam causados por falha humana ou problemas mecânicos, melhorias na estrutura viária, na sinalização e nas regras de utilização das vias podem ajudar a reduzir o número de acidentes e a gravidade dessas ocorrências.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!