A IA (Inteligência Artificial) chega ao ensino superior público do Paraná e a porta de entrada é Londrina. O governador Ratinho Júnior assinou nesta quinta-feira (28) o decreto governamental nº 3.530, que autoriza a criação da 53ª graduação da UEL, o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. E os interessados em estudar esses temas que ganham relevância a cada dia já podem se preparar para fazer as inscrições, que acontecerão de 2 e 6 de outubro. Os detalhes estão em reportagem publicada pela Folha de Londrina.

A UEL é a primeira instituição de ensino superior pública do Paraná a oferecer esse curso na grade de graduação. Até agora, somente entidades particulares contavam com a novidade no Estado. No Brasil, a primeira graduação de IA foi instituída pela UFG (Universidade Federal de Goiás).

As novas inscrições serão acrescidas aos 16.049 estudantes que se já se inscreveram para o Vestibular 2024, que será realizado em 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). A reitora da UEL, Marta Favaro, lembra que será necessário realizar ajustes para inserir o novo curso, com aulas no período noturno, no processo do Vestibular 2024, que já está em andamento.

A nova graduação atende a uma demanda da sociedade civil organizada. Marta Favaro destacou que o curso contou, desde o início da estruturação interna, com grande apoio das entidades da sociedade civil, vereadores, deputados e de toda força política local.

Para o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, a nova graduação da UEL é mais um passo dado para a consolidação de Londrina como a cidade da inovação no Paraná. Segundo ele, o primeiro HUB de Inteligência Artificial do Brasil fica em Londrina, assim como a cidade é lar de diversas multinacionais e startups.

A UEL acompanha assim um movimento global, como grandes universidades internacionais que abriram as portas para estudar a IA, preparando alunos para carreiras profissionais que deverão ser bastante promissoras, principalmente porque eles estarão ligados a busca de soluções para grandes desafios mundiais complexos. A Inteligência Artificial é aplicada, hoje, em todas as áreas, citando aqui apenas algumas, como saúde, meio ambiente, agricultura, comunicação e segurança.

O novo curso da UEL vem atender às demandas do mundo contemporâneo.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!