Um meio de comunicação com informações sobre assuntos atuais relacionados à educação e que valoriza ações de professores e alunos e é aberto a sugestões. Esse é o SPD Notícias, jornal impresso da Escola Municipal Sônia Parreira Debei, localizada no Residencial do Café, região sul de Londrina.

Com tiragem atual de 1500 exemplares e periodicidade trimestral, o SPD Notícias está em sua terceira edição e surgiu da ideia de alunos do 5º ano durante atividades dentro do Projeto Folha Cidadania - parceria entre o Grupo Folha de Londrinae a Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Lizandra Martins dos Reis Valente, diante de tamanho interesse dos alunos em produzir um jornal, coube à direção e equipe viabilizar o produto. "Fomos em busca de patrocínios e conseguimos", comemora. Da pauta à edição, os alunos atuam nas sugestões de reportagens, elaboram perguntas para as entrevistas, realizam as entrevistas e elaboram a produção do texto.

Valente observa que essa visão do todo é de grande valia para os estudantes para que compreendam o processo. "Os professores escrevem os conteúdos - todos voltamos para informar a comunidade escolar sobre a escola, seu funcionamento e também orientações sobre a sala de recursos especiais - para quem é dirigida", ratifica a coordenadora.

A unidade tem como diretora Daniela Alves Neves da Silva e a coordenadora pedagógica Daniele Cristina Montanucci também integra a equipe. Com oito páginas e formatado para que o leitor se habitue com temas, a proposta segue modelos como o da Folha.

Assim, a reforma da escola, sua história desde a sua criação no ano de 1996 e reportagens sobre aulas de campo, como a realizada na fazenda Jabuti Lazer e Conhecimento, recheiam as páginas do impresso.

O lazer, a criatividade, curiosidades e as Ciências também são assuntos que chamam a atenção dos leitores do SPD Notícias. Ao folhear a publicação, as cruzadinhas, as sugestões de leitura como "O Colecionador de Chuvas", Um dia um rio, Obax, "Um pé de vento" e "Entre Nuvens" - do escritor e ilustrador André Neves.

Conhecendo o passado e planejando o futuro

Em uma das edições, a coordenadora Lizandra Valente aborcou a importância do reconhecimento. "Foram muitos alunos, professores e funcionários que passaram por aqui e cada um deixou sua marca de trabalho, estudo e dedicação pela educação", reflete.

A profissional considera que a história investiga o que foi feito, suas ações, pensamentos e sentimentos. "Investigando um pouquinho a história da Escola Municipal Sônia Parreira Debei, me deparei com relatos e fotos que enchem o coração de orgulho e emoção por ver tanta coisa bonita, tantos trabalhos, apresentações e momentos de superação desta escola", reflete.

A educadora acredita que este entendimento é necessário. O aprendizado da nossa história permite ao aluno desenvolver-se socialmente e culturalmente, percebendo-se sujeito de hoje", acrescenta.

O que é e como funciona a Sala de Recursos Multifuncional

Outro tema relevante e abordado pela professora Érica Alvino foi a Sala de Recursos Multifuncional e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por essa razão e que respondeu dúvidas comuns a muitas famílias até para que soubessem que é um recurso à disposição de quem necessita dele.

Alvino esclareceu o que é uma Sala de Recursos na escola, que alunos são atendidos na sala de Recursos e qual é a função do professor. Também deixou para todos informações sobre o atendimento prático.

"Os atendimentos são realizados no contra turno escolar, uma ou duas vezes por semana, com atendimento individual ou pequenos grupos e são realizadas atividades que estimulam a atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros. Também propiciam a interação dos alunos em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação", reforça.

Extra, extra!

O boca a boca fez chegar à Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico boas notícias sobre o periódico SPD Notícias. Localizada na região leste, a unidade tem como diretora Thatiane Verni Lopes de Araujo, auxiliar de direção Sandra Regina Alves da Rocha e as coordenadoras pedagógicas são Sonia Aparecida Milani da Silva e Cristiane Ferraz.

Do ponto de vista da diretora, o trabalho dos alunos e professores da Escola Municipal Sônia Parreira Debei merece reconhecimento. "Nossas turmas seguem desenvolvendo os trabalhos junto ao Projeto Folha Cidadania e acreditamos na importância da leitura de um jornal para que pratique a leitura de textos formais, reconheça os diferentes gêneros que integram o jornal - o editorial, a carta do leitor, os anúncios e a reportagem, por exemplo, assim como desenvolva o senso crítico.

Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico
Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico | Foto: Divulgação

Araujo reconhece que existem muitas possibilidades de uso da tecnologia e felizmente os alunos possuem acesso a elas na escola. "Inclusive podem ler a edição digital da Folha de Londrina no laboratório de informática da escola. Entretanto, o formato impresso é valorizado. Eles aguardam a edição, gostam de manusear, analisam a estrutura e também desenvolvem a fluência oral", conta.

Programa da Folha Cidadania: incentivo à leitura e o conhecimento

Uma voz aos alunos e professores da rede pública de educação, há três décadas o programa da Folha Cidadania leva o jornal para dentro das salas de aula. Verdadeiro incentivo à leitura, ao conhecimento de mundo e a divulgação de projetos e iniciativas que acontecem dentro das escolas municipais é o trabalho que vem sendo realizado.

Imagem ilustrativa da imagem Jornal impresso incentiva leitura nas escolas municipais

O Folha Cidadania tem a missão de cultivar o hábito da leitura entre as crianças e incentivar o gosto pela informação e pelo saber. O programa dá voz e coloca em evidência alunos e professores da rede pública de educação que desenvolvem atividades aliadas à educação. O município de Londrina é parceiro desde o início e recebe mais de duas mil edições toda terça-feira para alunos do 5° ano das escolas sob sua administração.

O programa é voltado a trabalhar temas que interessam à educação pública e também traz discussões em nível nacional, como o uso do celular por crianças e plataformas de estudo que podem ser utilizadas por professores. Além disso, o objetivo é ampliar a discussão e envolver temas como o meio ambiente, que também está ligado à cidadania.