O projeto itinerante Afonso X e Galícia, organizado pelo Conselho da Cultura Galega, chega a Londrina com a exposição “Afonso X, o Sábio: clarões do medievo no contemporâneo londrinense”. A inauguração será nesta sexta-feira (10) na Biblioteca Pública, região central, onde seguirá até o dia 26 de maio. Posteriormente, a mostra será transferida para a Biblioteca Lupércio Luppi, na zona norte, permanecendo de 12 a 26 de junho.

O objetivo é apresentar a figura real de Afonso X, rei de Castela, Leão e Galícia (1252-1284), e a sua relação com a última, sua terra natal. A iniciativa pretende também estabelecer um diálogo entre os estudos medievais e sua influência na língua, na música, na literatura e na história moderna.

Em Londrina, o projeto é organizado por professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e do IFPR (Instituto Federal do Paraná) e pela Biblioteca Pública Municipal, com parceria do Programa de Pós-Graduação do curso de Letras da UEL.

A curadoria é assinada por Frederico Garcia Fernandes (UEL), Ronald Ferreira Costa (IFPR), Dircel Aparecida Kailer (UEL), Viviane Bagio Furtoso (UEL), Leda Maria Araújo (BPM-Londrina) e Tatiane Batista (BPM-Londrina). Eles definem o projeto como “uma peregrinação múltipla: vida, obra e presença na Galícia, através de documentos, testemunhos arqueológicos, literários e musicais, trazendo para o presente a história e a cultura do período medieval”.

Para promover uma imersão na Idade Média afonsina, a programação inclui exposição de materiais temáticos, concertos, recitais, palestras com especialistas no tema, contação de histórias e mais, trazendo curiosidades sobre o galego-português ao público.

Para Francisco Villa Barros, fotógrafo do Conselho da Cultura Galega e um dos responsáveis pela montagem do evento, a importância da exposição se deve ao estreitamento de laços entre a cultura da Galícia e a do Brasil. Apesar do distanciamento geográfico, a similaridade vai além do idioma e abrange questões universais, como cultura, astronomia e religiosidade, por exemplo. “Acho que é uma exposição que nos une, que abre muitas portas e, sobretudo, é uma exposição de união”, afirma.

Desde a criação em 2021, a mostra já esteve na Espanha, Itália, Polônia e Eslováquia. No Brasil, passou por capitais como São Paulo (SP), na USP; Rio de Janeiro (RJ), na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); e mais recentemente Salvador (BA), no MAB (Museu de Arte da Bahia). Londrina é a primeira cidade do interior a receber o projeto.

ABERTURA

A abertura da programação nesta sexta-feira (10) será às 19h, na Biblioteca Pública Municipal, com o cerimonial e a palestra “Afonso X: o rei, o sábio, o trovador”, da professora Valéria Gil Condé, da USP (Universidade de São Paulo).

Em seguida, às 20h, a mostra apresenta o concerto “Alfonso X e as Cantigas”, do Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga, integrante do setor de Música Historicamente Informada da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL.

Desde 1995, o grupo se dedica ao estudo, à interpretação e à prática da música antiga, principalmente do período entre os séculos IX e XVIII. Atualmente, o Neuma é formado pelos músicos Elimar Plínio Machado, Vitoria Gomes, Valéria Moura, Natália Maia, Taina Moaary, André Juck e Ronald Costa.

Para a apresentação desta sexta, a primeira com novos integrantes, Neuma prepara um repertório com Cantigas de Santa Maria, incluindo Cantigas de Milagre e de Loor, tradicionais em Castela no século XIII. Além da viola medieval, utilizarão as vozes como instrumento.

“Apesar de serem em galego-português, algumas palavras e a construção das frases não são exatamente como nossa língua atual, mas é possível de se entender o contexto e as estórias contadas e cantadas”, explica Machado, coordenador do coletivo. No projeto “Afonso X e Galícia”, eles também se apresentarão no dia 12 de junho, na Biblioteca Lupércio Luppi, com o concerto “Do n’ amor ao culto mariano de Afonso X”, às 9h30.

PROGRAMAÇÃO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

(Av. Rio de Janeiro, 413 - Centro)

10 de maio

19h15 - Cerimonial de abertura

Palestra com Profa. Valéria Gil Condé (USP)

“Afonso X: o rei, o sábio, o trovador”

20h - Concerto de Abertura: “Alfonso X e as Cantigas”

Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga

UEL / Casa de Cultura / Divisão de Música

14 de maio

15h - Palestra com Kelly Shimohiro e Dany Fran (Irmãs de Palavra)

“A mulher na trova de Afonso X & a mulher na trova feminina contemporânea “

15 de maio

8h30 - Palestra com Profa. Dircel Aparecida Kailer (Letras - UEL)

“O galego e o português brasileiro - variação e mudança linguística”

15h - Palestra com Profa. Mônica Selvatici (História - UEL)

“Afonso X e os judeus de seu tempo”

16 de maio

15h - Palestra com Angelita Marques Visalli (História UEL)

“As práticas do casamento e concubinato no período medieval: as experiências de Afonso X, rei de Castela”

22 de maio

9h - Palestra com Profa. Telma Maciel (Letras - UEL)

“Das Cantigas ao Rap: cultura oral em língua portuguesa”

23 de maio

8h30 - Contação de histórias com Renata Suzue (Biblioteca Infantil)

“Cantigas Marianas”

9h30 - Palestra com Profa. Kateryna Hodik (National Academic of Science da Ucrânia - Profa. Visitante da UEL)

“Ucrânia durante a Idade Média: estilos, temas, linguagem e texto”

PROGRAMAÇÃO NA BIBLIOTECA LUPÉRCIO LUPPI

(Av. Saul Elkind, 790 - Aquilles Sthengel)

12 de junho

9h30 - Conferência-concerto com Prof. Ronald Costa e Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga - UEL / Casa de Cultura / Divisão de Música

“Do n’ amor ao culto mariano de Afonso X”

13 de junho

9h30 - Palestra com Dr. Reinaldo Nishikawa (IFPR)

09h30 - “Entre o Sagrado e o Profano: as músicas medievais europeias no contexto histórico”

14 de junho

9h30 - Scriptorium Alfonsí - Oficina de Neumas e Iluminuras com Ronald Costa (IFPR) e Guilherme Silveira (IFPR)

19 de junho

9h30 - Palestra com Profa. Telma Maciel (Letras/UEL)

“Das Cantigas ao Rap: cultura oral em língua portuguesa”

20 de junho

9h30 - Contação de histórias com Renata Suzue

“Cantigas Marianas”