Recém-lançada, a obra 'Insensível Acaso', Editora Vermelho Marinho, do escritor e cientista social Wilson Moreira, reúne poesias em suas 60 páginas. "Nossa vida é obra do acaso e temos pouco controle dos caminhos em que andamos". Essa é uma reflexão que o autor faz ao analisar a reunião de textos que compõem sua 11ª publicação.

Em entrevista à FOLHA, Moreira revela que produção deste livro foi como a dos anteriores. "Eu vou escrevendo no dia a dia, aos poucos. Levei em torno de seis meses para elaborar e organizar os textos e só então percebi que tratavam de acontecimentos inesperados - de um modo no geral".

O poeta recorda ainda que sempre nutriu interesse pelo tema "acaso" e pensava em escrever algo a respeito de sua ação no cotidiano. "Em nossas vidas e em nossos sentimentos". E no desenvolvimento da obra, a recorrente reflexão dos poemas que recaiam sobre às vicissitudes da vida, serviram para fortalecer o mote.

OACASO NÃO POR ACASO

O autor deu à reunião de seu livro o título "Insensível Acaso", atribuindo ao que acontece a esmo e de modo inesperado, a qualidade de insensível. É o acaso, neste caso, duro, frio e indiferente.


Realizado pela finalização do projeto, compartilha a sua alegria. "Alegrou-me bastante ver os livros impressos, sobretudo a capa, pois considero que ficou bem marcante".

Bastante motivado, Moreira dedica-se a uma nova criação. "Sim, já estou escrevendo textos para o próximo livro. Sempre noto que algum escrito não foi publicado e reservo para complementar com o próximo livro", pensa. "Há sempre o que escrever e reflexões a propor, como esta de pensar que muita coisa em nossa vida é obra do acaso".

SOBRE O AUTOR

Natural de Santa Bárbara (PR), Wilson Moreira é poeta, cientista social e policial penal há mais de 30 anos no Paraná. Além de 'Insensível Acaso', Wilson escreveu e publicou mais dez livros de poemas.

Também integra antologias como “Marco Zero: Prosa e poesia londrinense.” (ed. Madrepérola 2021) e a “Nova Antologia de Poetas Londrinenses” (Atrito Arte, 2021). Em 2023, o poeta paranaense fora agraciado com a ocupação da cadeira de número 22 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina (Alcal).

Diante do acaso

"É o acaso que guia a vida?

Ou seu planejamento,

seu rigor, seu vigor?

*

O acaso constrói o caminho

Fulminante ou lentamente,

Você se abisma

O acaso nos leva

*

De repente muda tudo

Seu rigor, seu vigor

Pouco valem

Diante do acaso.

(Wilson Moreira)

SERVIÇO

* O livro custa R$ 30,00 e pode ser adquirido pelo WhatsApp (43) 9 9694-4818