Orlando - Durante os últimos anos, Neymar foi a principal liderança de vestiário da seleção brasileira. O camisa 10 nem sempre utilizou a braçadeira, mas sempre foi considerado o "presidente" entre os atletas. Agora, o Brasil chega para a Copa América sem o astro e abre espaço para o surgimento de novas lideranças.

QUEM SÃO OS NOVOS LÍDERES

Danilo assumiu a braçadeira de capitão com Dorival Jr. Sem o lateral em campo no primeiro amistoso, Alisson ficou com o posto.

O atual capitão da seleção tem sido muito elogiado pelo discurso no vestiário. Ele próprio revelou que sua liderança é inspirada em Gianluigi Buffon

"É impressionante o quanto o Danilo tem o dom de motivar e mostrar o quanto não é normal o que estamos fazendo aqui. Essa é a mentalidade que nós estamos tendo e tentando passar. Eu acho que o grupo que temos está mais preocupado em mostrar para o nosso povo o quanto a gente entende que está o representando dentro de campo", afirma Rafael, goleiro da seleção.

Além dos dois, Marquinhos é remanescente do último ciclo e exerce também liderança. O zagueiro é dos mais experientes do grupo e exerce ascendência sobre os demais.

No entanto, outros jovens jogadores começam a despontar, casos de Bruno Guimarães, Paquetá, Vini Jr. e Rodrygo. O capitão Danilo quer que, por enquanto, eles se preocupem apenas em jogar futebol.

"É importante que cada um assuma sua responsabilidade e que tenhamos uma divisão em todas as tarefas, até nessa de suposta liderança. Marquinhos, Alisson estão há muito tempo aqui dentro e exercem um papel também. Temos gente como Paquetá, como o Vinicius, que está crescendo, como Rodrygo, que é um menino muito inteligente, Por enquanto, eles têm o papel de jogar e a gente vai dando o suporte necessário", afirma Danilo.

Alisson, o vice-capitão da seleção, faz coro com Danilo e adiciona o zagueiro Gabriel Magalhães na lista das lideranças. "Eu, Danilo e Marquinhos, que somos os mais velhos, já exercemos certa liderança. A liderança é natural na vida do atleta, não é imposta. Os líderes vão se sobressaindo em algum momento e tendo impacto", analisa Alisson.

O Brasil estreia na segunda-feira (24), às 22h, na Copa América contra a Costa Rica. A competição foi aberta nesta quinta-feira com Canadá x Argentina, atual campeã.

"É importante que cada um assuma sua responsabilidade e que tenhamos uma divisão em todas as tarefas, até nessa de suposta liderança", afirma Danilo
"É importante que cada um assuma sua responsabilidade e que tenhamos uma divisão em todas as tarefas, até nessa de suposta liderança", afirma Danilo | Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF
RANKING

O Brasil ultrapassou a Inglaterra e subiu para a quarta posição no ranking de seleções da Fifa (Federação Internacional de Futebol), conforme atualização publicada nesta quinta-feira (20). As três primeiras posições seguiram inalteradas —a liderança seguiu com a Argentina, atual campeã da Copa do Mundo e da Copa América. Na sequência, vem a vice-campeã mundial França, seguida pela Bélgica.