Um vídeo publicado na internet mudou a vida do ala londrinense Miguel Kenji. Após vários títulos no futsal dos Emirados Árabes, o jogador se transferiu para a Espanha e foi convocado pela seleção brasileira para a disputa do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que está sendo realizado em Xangai, na China.

Miguel (10) em ação pela seleção brasileira no Mundial Universitário na China
Miguel (10) em ação pela seleção brasileira no Mundial Universitário na China | Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Miguel jogou desde os 11 anos na equipe do Colégio Londrinense. Aos 17, sem muita perspectiva de seguir na modalidade, o ala canhoto publicou na internet um vídeo com os seus melhores momentos em quadra. Um ano depois, o telefone tocou e veio o convite.

"Meus pais iam a todos os meus jogos e minha mãe sempre gravava as partidas. Fiz este vídeo e enviei para todas as pessoas possíveis em busca de uma oportunidade", relembra Miguel. "Um empresário me ligou dizendo que tinha uma proposta de um time dos Emirados Árabes Unidos, mas que precisavam que eu viajasse em dois dias."

Sem muito tempo para pensar, mas com o aval dos pais, o garoto embarcou rumo ao seu sonho. "Só deu tempo de comprar a mala, arrumar as coisas e dois dias depois eu já estava embarcando em um voo de 14 horas para os Emirados. A ficha demorou a cair", relata o atleta de 23 anos.

Foram quatro anos e meio morando e jogando em Dubai. Neste período foram 11 finais, cinco títulos nacionais e mais de 100 gols. O bom desempenho do outro lado do mundo rendeu uma nova proposta, desta vez para atuar pelo Córdoba da primeira divisão da Espanha, uma das melhores ligas de futsal do mundo.

Em jogo pelo Cordoba, Miguel enfrenta o Barcelona no Campeonato Espanhol
Em jogo pelo Cordoba, Miguel enfrenta o Barcelona no Campeonato Espanhol | Foto: Jl Solis

O sucesso em quadra foi coroado pelo convite feito pelo técnico Marcus Penna para representar o Brasil no Mundial. A seleção brasileira é hexacampeã da competição e venceu a última edição em 2022, em Portugal. O Mundial Universitário é organizado pela Fisu (Federação Internacional do Esporte Universitário) e tem a chancela da Fifa.

"Fiquei muito feliz e motivado com a convocação. As expectativas são as melhores possíveis para que possamos repetir 2022 e levar o Brasil ao título novamente", comenta o londrinense. A competição prossegue até domingo (16).

REDES SOCIAIS

Se a internet foi o meio para conseguir alcançar o seu sonho, Miguel passou a explorar as redes sociais divulgando sua rotina no dia a dia, além das viagens, treinos e jogos. Em pouco tempo, acumula mais de 150 mil seguidores e milhões de visualizações nos seus vídeos.

"A repercussão tem sido incrível, eu comecei a me dedicar as redes sociais a uns cinco meses e tive um crescimento inacreditável. Fico muito feliz com toda essa repercussão por estar trazendo mais público para o futsal que é uma modalidade incrível. Tenho certeza que quem separar um tempo da sua semana pra assistir vai se apaixonar", aponta.

Miguel mostra também nas suas postagens caminhos e dicas para se tornar um jogador profissional e conquistar os seus objetivos. "O futsal não me proporcionou apenas experiências esportivas, mas culturais também. Me fez crescer muito como pessoa, aprender inglês, espanhol e um pouco de outras línguas, conhecer mais de dez países e aprender a lidar e a conviver com todo tipo de pessoa. E isso tudo graças ao esporte."