A alta administração da Irmandade da Santa Casa de Londrina tem novos gestores. A administradora de empresas e advogada Ana Paula Cantelmo Luz assume como superintendente, coordenando o novo Conselho de Administração ao lado do administrador de empresas Manoel Velasco Júnior, e da enfermeira Irmã Lorena Jenal. O Conselho de Administração tomou posse dia 10 de abril, com a saída de Fahd Haddad da superintendência. Ele continuará atuando como médico neurocirurgião. O Conselho de Administração foi aprovado pela provedoria e mesa administrativa da ISCAL que atuam como apoio ao grupo. O ex-superintendente também participou da definição dos nomes. Os escolhidos já ocupavam cargos de gerência na ISCAL, com longo histórico na Instituição. Especialista e mestre em Serviços de Saúde, a nova superintendente começou na Santa Casa em 1995, como estagiária. Em 2004 passou a gerente executiva. Desde 2018 acumula a função de gerente operacional .Velasco Júnior também começou como estagiário, em 1994. Em 2004, já como analista de custos, assumiu a gerência Financeira e de Suprimentos. Ele segue na mesma gerência, integrando também o Conselho de Administração.

Manoel Velasco Junior, Maria Josefa Santos Yabe (provedora da Santa Casa), Ana Paula Cantelmo Luz, Irmã Lorena Jenal e Otavio Scandelae (da Mesa Administrativa da ISCAL)
Manoel Velasco Junior, Maria Josefa Santos Yabe (provedora da Santa Casa), Ana Paula Cantelmo Luz, Irmã Lorena Jenal e Otavio Scandelae (da Mesa Administrativa da ISCAL) | Foto: Divulgação

Um som, Um olhar, Um click em livro para todos os estudantes!

Este é o título do livro da enfermeira Cláudia Pifer: "Um som, Um Olhar, Um click", sobre " respeitando à natureza, que é o respeito à vida". O nome todo dela é Cláudia Maria Vitori Pifer, enfermeira de formação acadêmica, tendo trabalhado 33 anos na Irmandade da Santa Casa de Londrina. Como fotógrafa amadora (e das muito boas, dizemos nós) se deparou com um ambiente completamente desconhecido para ela: a observação e a fotografia de aves. Ao explorar um pequeno trecho de mata atlântica que faz parte do condomínio Royal Forest, onde reside, foi surpreendida pela rica biodiversidade que estava a seu alcance, mas que antes passava desapercebida aos seus olhos. O resultado foi magnífico, com seu livro trazendo o registro de 120 espécies de aves, que fotografou até há pouco. Mas fez fotos também, além de magníficas aves e seus coloridos e tipagem de penas, que lhe permitiu a oportunidade de observar outros animais como macacos prego, cachorros do mato, quatis, tatus, ouriços borboletas lindas e etc. Cláudia (Claudinha para as amigas ) abre o seu livro de fotos notáveis com um pássaro "Trinca Ferro" e fecha com um "Tucano do bico verde". Claudia Pifer, vou dar minha sugestão social: a Prefeitura de Londrina deveria encomendar a você livros para todas as bibliotecas de suas escolas municipais, que são públicas, e ainda presentear as escolas particulares, atendendo assim todos os meninos e meninas e jovens que estão estudando, e que deveriam conhecer mais sobre a fauna brasileira, notadamente essas aves que você fotografou e que dá vontade de ser "um menino passarinho", como cantava meu amigo, cantor e compositor Luís Vieira. Parabéns e muito sucesso para você e seus voos fotográficos e culturais.

Seleto grupo na Expolondrina

.
. | Foto: Divulgação

A Expolondrina sempre é um ponto de encontro de gente que sempre contribuiu e também de quem ainda atua na gestão da Sociedade Rural do Paraná. Todos presentes prestigiando o maior evento de Londrina. Na foto, integrantes deste seleto grupo, Paulo Bento (conselheiro), Beto Ferrari(atual diretor administrativo-financeiro), Oezir Marcello Kantor (conselheiro), Afrânio Brandão (presidente do Conselho Superior da SRP), Edson Neme Fernandes Ruiz (ex-presidente) e Pedro Pagan (também conselheiro da Sociedade Rural).

Vários acidentes

Com as chuvas fortes que caíram no sábado e domingo, vários acidentes foram registrados na rodovia que liga Foz do Iguaçu a Londrina. Nas proximidades de Maringá, um caminhão, carregado de bois, tombou e deve ter ferido muitas cabeças do gado, mas disseram que não houve mortes das pessoas que dirigiam a carga. Proteção divina com certeza. Sta. Catarina é a padroeira dos motoristas.

Do pai de Colunista

Vamos relembrar os conselhos que, segundo Joaquim Ferreira dos Santos, o pai do jornalista Zózimo Barroso do Amaral, de saudosa memória, lhe deu quando ele assumiu a Coluna no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. Disse o Velho ao filho já famoso: "preste atenção. Bebida somente em bares refinados, jogo só em clube e festa só na casa dos outros..."

Com o Secretário da Agricultura

Imagem ilustrativa da imagem Nova Gestão Executiva na Santa Casa
| Foto: Divulgação

O presidente do Ceal, Brazil Versoza, esteve na última quarta-feira na Expolondrina participando da solenidade de lançamento do concurso Café Qualidade Paraná 2024. O evento reuniu 300 cafeicultores de todo o estado. Na foto, Brazil Versoza com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. O CEAL é um dos patrocinadores deste importante concurso que incentiva os cafeicultores a priorizar a qualidade do produto.

Direto de Washington

Do notável publicitário brasileiro (que mora também em Londres), Washington Olivetto, aconselhando recém-formados que pretendam abrir seu escritório, loja ou algum outro negócio: "Para ser muito atraente junto à futura clientela, precisa do seguinte: 1 – Que tenha um perfume gostoso; 2 – Que use música que agrade as pessoas que chegam, de preferência só instrumental; 3 – Que a recepção seja ultra bem educada, que cumprimente a todos; 4 - Não tenha receio de dizer-lhes: seja feliz aqui entre nós, sempre às suas ordens!"

Padre Romão em Rolândia

Imagem ilustrativa da imagem Nova Gestão Executiva na Santa Casa
| Foto: Divulgação

A Igreja Matriz São José de Rolândia recebeu semana passada o Padre Romão Antonio Martins. A primeira entrevista dele na cidade foi na Rádio Cultura, no Programa Compromisso com a Verdade, de Maria Luiza Muller. Na foto, na rádio, Noradyr Florentino, Padre Romão, Maria Luiza Muller, Fernanda Salgueiro e Geraldo Silva (presidente da paróquia)

Sonhos de mães para as filhas

Há anos, o sonho de muita mãe era que a filha se casasse com um funcionário de carreira no Banco do Brasil. Hoje, elas desejam mais um médico na família, que seja filho, ou genro. Ou um craque em engenharia ou TI. Ou um produtor de soja ou criador de gado. Ou que seja um jovem Juiz de Direito ou Promotor . São conversas sempre ouvidas em cabeleireiros da cidade e certamente do Brasil todo. Jornalista nem pensar, só mesmo se for muita paixão...

A Coluna opina: as mães estão certas, ao desejar melhor vida possível para suas filhas. Mas resta saber o que, de fato, as jovens desejam. É preciso muita sinceridade nessa hora.

O maior coice

Resposta à pergunta feita nessa coluna, sobre qual o o animal que tem o coice mais violento: é a Girafa! Já a ave que tem o maior número de penas é o Cisne branco.

Presidente da ABCZ na Expolondrina

Imagem ilustrativa da imagem Nova Gestão Executiva na Santa Casa
| Foto: Divulgação

Acompanhado do superintendente Geral da ABCZ, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Gabriel Garcia Cid, prestigiou os Grandes Campeonatos da raça Nelore, durante a ExpoLondrina 2024.️ Na ocasião, Gabriel e Moacir (ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná), estiveram com o atual presidente da SRP, Marcelo El Kadre, e o diretor de Pecuária da entidade, Luigi Carrer Filho.

A lista mais famosa

Você que é torcedor da seleção brasileira, poderá achar que a lista mais famosa que conhece ou que espera ouvir, é a dos convocados para a equipe nacional que ainda está na disputa das eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, que será no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Ou pensar na pista de convidados para alguma reunião festiva sua, que é, de fato, muito importante para selar amizades e evitar mal entendidos. Ou então a famosa Lista de Schindler, o notável filme do alemão rico que gastou sua grana toda para salvar da morte centenas de judeus. Ou a lista dos Vereadores que serão eleitos em outubro. Mas em recente pesquisa, ganhou a lista dos Dez Mandamentos, como a mais importante para católicos e cristãos em geral. Nela estão a essência da vida: Não Matar e Não Roubar!

Romanelli atleticano

O deputado estadual Luís Cláudio Romanelli apareceu na Assembleia Legislativa do Paraná, com a faixa de campeão paranaense, festejando o título do Atlético. Já me disseram que ele era torcedor do Tubarão. Pode ser dos dois.

CRISTIANE TORLONI

Após 50 anos, trabalhando em novelas da Rede Globo, a atriz Cristiane Torloni, 65 anos, acaba de deixar a emissora. Cristiane já integrou durante anos a lista das "10 atrizes top da tv brasileira".

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina